O ano está quase a chegar ao fim. Antes de entrares no novo ano, é importante fazeres o teu balanço pessoal. Afinal, como saberás o caminho que queres seguir se não analisares de onde vieste?

Chegamos aquela altura do ano. Já sei que agora andas ocupada com compras de Natal, eventos de amigo secreto, jantares de Natal na empresa e com amigos, preparação da ceia com a família… É uma época entusiasmante, se gostas do Natal.

Mas, por outro lado, há aquele sentimento agridoce. Porque isso também significa que estamos a chegar ao final de mais um ano que, ainda por cima, marca o final de uma década.

E é assim que começamos a ouvir os comentários do costume… Não sei se acontece o mesmo contigo ou se és tu própria a dizê-los, mas sabes o que tenho ouvido mais ultimamente? Vou dar-te alguns exemplos:

“Ainda bem que este ano terminou!”; “Estou deserta de colocar este ano para trás das costas”; “Que venha o próximo ano, já estou farta deste”; “Este ano foi horrível para mim, que o próximo ano seja muito melhor”.

Será esta a tua situação? Espero sinceramente que não e que possas dizer que foi um bom ano para ti. Mas, mesmo assim, sabemos que anos perfeitos não existem.

O problema destes comentários ou do desejo que o próximo ano venha depressa é que nos recusamos a pensar profundamente sobre o que foi o nosso ano. E isto é um erro. Pensa bem. Tu desejas um ano melhor. Mas sabes o que isso significa? Na realidade o que queres? Consegues definir os teus objetivos para o novo ano?

O problema é que, para saberes para onde queres ir, tens de saber de onde vieste. E é por isso que é tão importante fazeres um balanço do ano que passou.

Por acreditar nisto, vou desafiar-te a fazeres dois pequenos exercícios que te vão ajudar a perceber onde estás agora e para onde queres ir. Porque eu espero que o próximo ano seja aquele em que tu irás atrás da vida que desejas.

Se ainda não estás convencida que queres fazer isto, vou dar-te alguns motivos para agarrares na caneta e papel e começares a fazer o teu balanço do ano.

MOTIVOS PARA FAZERES O TEU BALANÇO DO ANO

Tu mereces

Esta é uma oportunidade para te concentrares apenas em ti, um momento de reflexão pessoal. Quantas vezes fazes uma pausa só para poderes pensar naquilo que queres? Cria um momento especial, coloca uma música de que gostas, faz os exercícios que te vou recomendar acompanhada da tua bebida favorita e aceita que estás a reservar este tempo para ti.

É um momento de aprendizagem

Quer o último ano tenha sido positivo ou não, antes de avançares para o novo é importante analisares que aprendizagens podes retirar de tudo o que aconteceu. São as lições aprendidas que vão impedir-te de voltar a cometer os mesmos erros de sempre.

Ver novos caminhos

Fazeres o teu balanço vai trazer-te mais clareza. Saberás o que correu menos bem, mas também todos os pontos positivos. Encara o novo ano com uma oportunidade de escolher novos caminhos para chegares onde queres estar.

Celebrar conquistas

Quando chega ao final do ano temos tendência em apenas relembrar os momentos menos bons e isso traz-nos tristeza e frustração. Mas é importante celebrar as nossas conquistas porque há sempre algo de positivo a retirar.

QUEM QUERES SER?

Temos uma tendência natural em pensar naquilo que queremos, no que gostaríamos de fazer. Mas normalmente nunca pensamos em quem temos de ser para conseguir fazer o que queremos. Tu tens de te tornar na pessoa que queres ser, porque é isso que te irá ajudar a alcançar os teus objetivos.

Este exercício vai ajudar-te a refletir em quem foste este ano e quem queres ser no próximo. Não é um exercício complicado que te tome muito tempo, mas não o apresses. Aprecia este momento e responde a cada uma das perguntas por escrito (isso é importante), com calma.

O que fiz este ano que me deixou orgulhosa?

Avalia tudo o que fizeste, quer em âmbito profissional quer pessoal. Recorda-te ainda que as coisas mais simples também contam, não precisas apenas de apontar grandes feitos. Mesmo que não estejas habituada a valorizar-te, faz um esforço. Não deixes esta pergunta por responder, há sempre algo de que podes orgulhar, mesmo em anos menos bons.

O que aprendi sobre mim este ano?

As coisas menos boas que aconteceram este ano, os erros as falhas devem trazer-te alguma aprendizagem, é isso que te permitirá escolher novos caminhos. Que mensagens levas para o próximo ano? O que ainda tens para aprender e melhorar no próximo?

O que estou disposta a largar no próximo ano?

Para conseguires ter o ano que desejas, é preciso coragem para largares tudo aquilo que já não te interessa agora e que não está alinhado com a vida que desejas ter. O que vais deixar para trás e o que vais parar de fazer?

Quem quero ser no próximo ano?

Como é que te sentes agora? E como queres sentir-te no próximo ano? Quem é a pessoa em quem tens de te tornar para conseguires alcançar os teus objetivos e teres a vida dos teus sonhos?

O QUE QUERES FAZER?

Agora que já sabes quem queres ser no próximo ano, vou ajudar-te a decidires o que queres fazer. Com este exercício simples, vais escolher qual será o teu foco.

Analisa o teu momento atual

Em primeiro lugar, vais fazer um retrato do teu momento atual e analisar cada uma das áreas da tua vida. Para cada uma das áreas que recomendo em baixo (poderás acrescentar alguma, se fizer sentido para ti), atribui um nível de pontuação de 1 a 10:

  • Relações
  • Equilíbrio Vida / Trabalho
  • Alimentação / Saúde
  • Evolução da Carreira
  • Crescimento Mental e Espiritual
  • Amigos e Família
  • Divertimentos e Hobbies
  • Equilíbrio das Finanças

Depois de teres terminado, olha para o resultado. De repente, ficará claro para ti quais são as áreas da tua vida com mais carências e quais as mais desenvolvidas.

Agora reflete. A tua vida está equilibrada? É assim que queres que continue? Como poderás estar daqui a 5 anos, se continuares sempre assim?

Escolhe o foco do novo ano

Vais sentir-te muito mais realizada quando todas as áreas da tua vida estiverem integradas, ou seja, quando cada uma delas receber a devida a atenção.

No entanto, é um erro tentares mudar tudo ao mesmo tempo. Por essa razão, quero que escolhas qual é a área que queres desenvolver no próximo ano e que vai alavancar todas as outras.

Vou dar-te dois exemplos: 1- decides alavancar o equilíbrio vida/trabalho, porque chegas à conclusão que, assim, terás mais tempo para os teus relacionamentos, amigos e família e ainda conseguirás ter hobbies; 2 – decides focar-te na alimentação / saúde porque sabes que, se conseguires perder algum peso, serás mais confiante e isso irá beneficiar os teus relacionamentos e ainda a forma como te comportas no trabalho, ajudando a evoluir a carreira.

Entendes a ideia? Agora adapta à tua situação concreta e escolhe a tua área de alavancagem.

Neste momento, se fizeste estes exercícios, já sabes quem queres ser e qual será o teu foco no próximo ano. O passo seguinte será definir objetivos concretos para a área que escolheste. Tenho algumas dicas de como podes definir os objetivos para que não passem de simples intenções de ano novo que não vão ter consequências nenhumas…. Vou falar-te sobre isso no meu próximo post.

Um beijo,

Sílvia Figueira