Nem sempre nos apercebemos de que precisamos de uma mudança. Mas o pior é quando já o sabemos, mas passamos a vida a dar-nos razões (ou desculpas) para não avançarmos. Descobre aqui algumas das razões mais comuns para adiares a mudança que desejas.

DESEJAS UMA MUDANÇA?

Quantas vezes vivemos o nosso dia a dia adormecidas, afogadas numa rotina que nos ocupa o tempo e a mente para que não pensemos muito? Somos como máquinas, robôs, programados para viver a vida que conhecemos e vamo-nos contentando com isso, como se não pudesse existir algo mais para nós. É esta a tua situação?

Mas esse adormecimento não dura para sempre. Se ignorarmos a nossa voz interior que nos pede uma mudança, ela só vai começar a gritar cada vez mais alto até que a ouças. Um dia vais perceber que desejas uma mudança. Que há algo em ti ou na tua vida de que não gostas, que tens um objetivo, um sonho por concretizar. Este momento de observação é maravilhoso, é o primeiro passo para lutares pela vida que desejas.

O problema é quando começas a racionalizar tudo e, de repente, arranjas uma ou várias razões para não avançares com a tua mudança. E assim vais adiando a tua mudança e ficando cada vez mais longe do que queres. Às vezes até nem consideras que desististe do teu sonho. Achas apenas que estás a adiar e vais chegar lá. Mas durante quanto mais tempo vais continuar a adiar? Decidi compilar aqui algumas das razões mais comuns para uma pessoa adiar uma mudança. E vou desde já dizer-te que considero que a maior parte delas é apenas uma desculpa. Porque a verdadeira razão é aquela que te aponto em último lugar.

NÃO É O MOMENTO CERTO

Há sempre algo mais importante, não é? Acabas sempre por dizer que não abandonaste a ideia de mudar algo de que não gostas, mas tens de esperar pelo momento perfeito. Podem ser milhares de coisas que te estão a ocupar agora: um projeto importante no trabalho, a entrada dos miúdos na escola, estás a planear as próximas férias, é a época do Natal, um familiar tem algum problema que requer a tua atenção, etc., etc.

Seja o que for que está a adiar a tua mudança, deixa-me dizer-te uma coisa. Estás à espera do momento em que tudo esteja perfeito, mas esse momento não existe. Nunca vai existir. Não vão existir as circunstâncias perfeitas ou o teu modo de sentir perfeito (procuras sentir-te preparada?). Na realidade, o momento certo é agora. Por isso, para de te focares em coisas que te afastam dos teus objetivos e da vida que queres ter.

NÃO TENHO TEMPO

Esta é a minha razão favorita. Ouço-a muitas vezes, aliás, eu usei esta desculpa demasiadas vezes para mim própria. Queres saber porque achas que não tens tempo? Porque passas a vida preocupada com as prioridades das outras pessoas. Estás tão habituada a pensar em toda a gente que perdeste o hábito de te concentrar em ti.

Mas quero dizer-te uma coisa, é tudo uma questão de coordenares a tua agenda. As mulheres são fantásticas nisto. Conseguem fazer mil e uma coisas ao mesmo tempo e encaixar tudo, mas normalmente fazemos isto para os outros e não para nós próprias.

Agora quero que imagines a seguinte situação. Estás com essa agenda cheia, como normalmente. Mas de repente, uma amiga querida telefona-te e diz que precisa mesmo da tua ajuda. Não vais arranjar uma solução? Não encontras uma forma de olhar para o que tens de fazer, escolher o que é mais importante, encaixar tudo e ainda ajudar a tua amiga? Tenho a certeza que sim. Portanto, que tal passares a considerar-te a tua melhor amiga e, quando precisas de algo (ou quando tens um objetivo importante), também arranjas uma forma de ter tempo para ti?

NÃO TENHO DINHEIRO

Por vezes concretizar a mudança que pretendemos requer algum investimento financeiro. É este o teu caso? Pode ser que queiras mudar de carreira e isso implique investir em formação; ou queres criar a tua própria empresa e precisas de capital; ou sabes que precisas de um processo de transformação e chegaste à conclusão que queres o apoio de um coach; ou queres mudar de cidade e sabes que precisas de uma nova casa. São muitas as situações.

E aqui vou ser bastante realista. Não vou dizer que isto é sempre uma desculpa. Há pessoas que passam por situações na vida que realmente as impede de poder investir em coisas “extra”, porque têm apenas o dinheiro suficiente para poder pagar os seus compromissos (pagar a casa, pagar as contas, etc.). Nunca podes colocar em risco a tua segurança financeira. Por isso, esta pode ser uma verdadeira razão para adiares a tua mudança. Mas não quer dizer que desistas dela, podes pensar num plano, numa forma de conseguires concretizar o teu sonho, o teu objetivo. Mesmo que não seja para já, cria este plano para teres o futuro que desejas. Existe sempre uma solução.

No entanto, há situações em que é mesmo uma desculpa. Até podes ter o dinheiro na tua conta bancária. Mas dizes: “Ah, mas não posso gastar aquele dinheiro, é para uma eventualidade”. Não consideras uma eventualidade importante apostares em ti mesma e na tua evolução? Ou então dizes: “Eu tenho o dinheiro, mas já sei que o vou gastar nas minhas férias de Verão”. A sério? Preferes gastar o dinheiro numas férias que te vão saber muito bem, mas que só te irão trazer uma satisfação temporária, porque quando as férias acabarem voltas para a vida de que não gostas? Outro exemplo: “Ah, eu agora vou gastar muito dinheiro no Natal”. Espera. Estás a dizer-me que não há problema em gastar o dinheiro, desde que seja com outras pessoas, mas não contigo? Porque os teus sonhos não são importantes o suficiente?

Como vês, nem sempre o dinheiro é uma verdadeira questão. É apenas uma desculpa para não aceitares que tens de te concentrar em ti.

NÃO QUERO SOFRER

Sim, é verdade. Algumas mudanças podem implicar algum tipo de dor. A mudança de que precisas pode significar uma transformação pessoal, abandonar relações, desistir de coisas que já foram importantes para ti. Mas mesmo assim, pensa… qual é a dor que preferes? A dor de uma mudança, que é passageira porque depois tens a vida que queres, ou a dor que tens agora?

Não me vais dizer que agora não estás a sofrer, pois não? E queres manter este sofrimento? Só porque este sofrimento tu já conheces, mas tens dúvidas sobre o que o futuro te poderá trazer? Mas não vale a pena o risco? Aquilo que pode acontecer se avançares poderá vir a superar todas as tuas expectativas! Não vale a pena alguma dor, para depois seres feliz? Lembra-te, o sofrimento que terás é apenas a dor de teres de abandonar algo que te faz mal.

JÁ TENTEI E FALHEI

Em primeiro lugar, se já tentaste, os meus parabéns. Tiveste a coragem de avançar e procurar essa mudança que tanto desejas. Um processo de transformação é bastante desafiador. Quero que saibas que, só porque já tentaste e não obtiveste os resultados pretendidos, isso não significa que foi tudo em vão. Conheces a história de Thomas Edison? Depois de ele tentar mais de 1000 vezes fazer uma lâmpada sem sucesso, ele não disse que isso era um falhanço. Disse que descobriu 1000 maneiras de como não fazer uma lâmpada!

É isso mesmo! Por isso a ideia não é desistires, é pensares numa nova forma para evitar que o erro se repita e voltares a tentar. Até conseguires. Porque tu consegues. E se achas que há algo mais profundo que te esteja a travar (como uma crença limitadora), procura ajuda nesse teu processo de mudança. Mas é possível obteres sucesso e nunca deves deixar de acreditar nisso.

TENHO MEDO

Tens medo. Eu acredito nisso. Para mim, esta não é uma desculpa, é a verdadeira razão porque continuas a adiar o teu processo de mudança. Todas as outras razões são desculpas que inventas só porque tens um medo que te paralisa e, por isso, não consegues avançar.

Mas ter medo é bom. Se tens medo, quer dizer que isso é importante para ti. Aliás, estranho seria se não tivesses medo… a ausência de medo significaria algo de estranho, provavelmente não estarias a ser ambiciosa com o teu objetivo.

Aliás, se pensares bem em toda a tua vida, tudo o que era importante para ti e que tu querias mesmo conseguir, metia-te medo. Certo?

O medo jamais irá desaparecer. E isso não faz mal. Quer apenas dizer que definiste um objetivo para ti e não estás confiante que vais conseguir e isso assusta-te. Não há problema nenhum em ter medo. O problema é deixares que ele te comande e te impeça de avançares para a vida dos teus sonhos. Se tens medo é porque desejas algo de melhor para ti. Levanta-te e vai à luta, vai atrás do teu verdadeiro potencial. Utiliza o medo como o teu motor, como algo que te vai impulsionar a lutar como nunca para conseguires aquilo que é tão importante para ti!

QUE AÇÃO VAIS TOMAR AGORA?

Se, ao leres este post, reconheceste qual é a tua razão (ou “desculpa”) para não avançares com a mudança que desejas, que ação vais tomar agora para que seja diferente daqui para a frente?

Sim, estou a dizer-te agora, neste preciso momento. Não é assim tão difícil. Pode ser uma simples decisão. Decide agora o que vais fazer para não adiares mais a vida que tu queres. Porque cada dia que passa é um dia que podias estar mais perto do teu sonho, da vida que queres, de usares o teu verdadeiro potencial!

Se a tua decisão for que gostarias de ter a minha ajuda para te acompanhar nesse processo de transformação, cá te espero. Se quiseres avançar sozinha, tudo bem, acredita que vais conseguir. Eu acredito em ti! Mas avança e não percas mais tempo. O teu verdadeiro destino está ao teu alcance, é só quereres.

Um beijo,

Sílvia Figueira