Já falhaste alguma vez? E já deixaste alguma oportunidade passar porque tiveste medo de tentar? Todos nós já estivemos em alguma destas situações ou até em ambas. O que é pior, falhar ou nunca tentar?
No meu trabalho como coachouço e recebo relatos de vida de tantas mulheres. Todas têm sonhos, desejos de mudança que são importantes para elas. São muito diversos: mudar de emprego, mudar de carreira, criar o seu negócio, ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional, voltar a estudar, encontrar uma relação, sair de uma relação, emagrecer e ter uma relação saudável com a comida, cuidar mais de si, ser mais confiante, ter mais amor próprio, conseguir dizer não mais vezes, etc., etc.
Podia continuar aqui a relatar tantos sonhos bonitos. Só que nenhuma destas mulheres perseguiu o seu sonho. Se já leste o meu artigo anterior, sabes que há muitas razões porque vamos adiando a mudança de que desejamos… Mas maior parte delas é uma desculpa, na realidade o que temos é medo. E muitas vezes é o medo de tentarmos e falharmos.
COMO SABER SE TENS MEDO DE FALHAR?
Já reparaste que quando nascemos não temos este medo da falha? Imagina-te em bebé, tu tinhas medo da falha? Claro que não. Tentaste começar a andar e caíste várias vezes (uma falha). Todas essas vezes, levantaste-te e voltaste a tentar, não foi? Se não fosse assim, ainda hoje não terias aprendido a andar!
Para um bebé, falhar é algo normal, faz parte da aprendizagem. Mas o problema é que vamos crescendo e as coisas mudam. Somos repreendidos pelos nossos pais quando fazemos alguma asneira. Na escola, exigem-nos que acertemos nas respostas todas à primeira vez, senão temos má nota no teste. E, a pouco e pouco, começamos a associar coisas más à falha e desenvolvemos o medo da falha.
Quando isto acontece, pode ser que deixes de tentar. Começas a ter relutância em tentar coisas novas, em perseguir o tal sonho ou mudança que tanto desejas. Reflete e identifica se estás a assumir algum destes sintomas:
Autossabotagem: começas a procrastinar (adiar eternamente os teus objetivos, mesmo que não admitas que desististe), tens excessiva ansiedade quando pensas em avançar ou simplesmente decides não avançar com o teu sonho?
Falta de autoestima ou de confiança: começas a usar frases negativas como “Nunca vou ser boa o suficiente para conseguir isto”, “Não sou esperta o suficiente para ter sucesso”?
Perfeccionismo: dás por ti a apenas tentar aquelas coisas onde tu já sabes que vais conseguir fazer tudo na perfeição e ter sucesso?
Se percebeste que tens algum destes sintomas, isso quer dizer que estas a experienciar o medo da falha. Mas afinal, porque é que tens tanto medo de falhar?
RAZÕES PORQUE TENS MEDO DA FALHA
Existem muitas razões para teres esse medo da falha, que te está a impedir de avançares e conquistares a vida que desejas. Descobre qual é a tua.
Se falhar, o que vai acontecer?
Este é o medo da incerteza. Não tens a certeza o que acontecerá se tentares e falhares e isto é demasiado para conseguires suportar. Então ficas presa numa inércia, porque apesar de não gostares da vida que tens, pelo menos essa realidade já conheces e sabes com o que podes contar.
Se falhar, tenho muito a perder
É verdade que mudar às vezes significa abandonar coisas. E podes estar a pensar que, se não conseguires o que desejas, vais perder o que tens agora, mesmo que seja algo que não te faça feliz. Por exemplo, manténs-te nesse emprego que detestas, porque pelo menos tens um emprego. Manténs-te numa relação que te faz infeliz, porque pelo menos não estás sozinha.
Se falhar, acabaram-se as minhas hipóteses.
Achas que, se falhares, isso é o fim. Significa que o sonho acabou, que descobriste que não vais conseguir lá chegar. Esta perspetiva é tão assustadora que preferes manter o teu sonho guardado na gaveta porque, pelo menos, isso significa que o sonho ainda está vivo…
Se falhar, o que os outros vão pensar de mim?
Normalmente ninguém tem orgulho da falha, por isso achas que vais ter imensa vergonha. E começas a pensar no que é que os outros vão pensar de ti. Será que vão pensar que não tentei o suficiente, que devia ter trabalhado mais ou que não estou destinada ao sucesso? Será que vão rir de mim? Será que vão ter pena de mim? Isto pode ser ainda pior se existir alguém que te avisou para não tentares, pois achas que ficarás embaraçada por lhe teres dado razão. Estes pensamentos bloqueiam-te.
Se falhar, vou desiludir os outros.
Assumes que o fato de não atingires o teu objetivo irá desiludir quem estimas, como a tua família, os teus amigos ou os teus colaboradores (se tiveres um negócio). Achas que todos os que são importantes para ti ficarão infelizes porque não conseguiste cumprir as tuas promessas ou que te vão criticar e perder confiança em ti.
Se falhar, eu sou uma falhada
Acreditas que, se falhares, isso significa que tu és uma falhada. Para ti, o sucesso é uma validação do teu valor. Por isso, interpretas que, se falhares, não és suficientemente boa, forte, esperta, bonita, competente ou talentosa. Preferes não tentar, porque isso é melhor do que descobrires que não tens o que é preciso para teres sucesso.
RAZÕES PORQUE É MELHOR TENTAR (NA MINHA OPINIÃO)
Sim, é verdade. Na minha opinião, é melhor tentar e falhar do que nunca tentar. Por isso, qualquer que seja a razão porque tens medo da falha, quero apresentar-te as minhas razões para ultrapassares esse medo e ires em frente (mesmo que falhes).
Só não erra quem não faz
A falha é inevitável. Pronto, já te disse a verdade. Alguma vez na tua vida tu vais falhar e isso é mais do que normal! A sério, já ouviste falar numa história de sucesso que não tivesse revezes? Não, pelo contrário! A perfeição não existe. Tu já falhaste no passado e hás-de voltar a falhar no futuro, não interessa em que área da tua vida. E isso não faz mal. Está tudo bem. As falhas ultrapassam-se!
É melhor saber, ter a certeza
Podes estar convencida que vais falhar. Mas como tens a certeza se nunca tentares? Para mim, o maior arrependimento é aquele das coisas que nunca fiz, mais do que as que fiz (mesmo que tenham falhado). Acho que saber é sempre melhor do que ficar a imaginar o que poderia ter sido.
A falha não te define
Lá porque podes falhar, isso não faz de ti uma falhada. Se pensares bem, se isto fosse verdade, todas as pessoas do mundo seriam falhadas (lembra-te que a falha é inevitável). Portanto, não sejas tão dura contigo própria, mesmo que falhes isso não faz mal. Tu não és o que te acontece, mas como reages ao que te acontece.
Vai ajudar-te a crescer
Se saíres da tua zona de conforto e fores em frente, mesmo que tenhas medo, isso vai ajudar-te a crescer em mais níveis do que aqueles que possas imaginar. Não voltarás a ser a mesma pessoa que eras antes, mesmo que falhes. Podes descobrir que és uma pessoa mais determinada, mais forte e mais corajosa do que pensavas. Mesmo que falhes, já sabes que tens o que é preciso para tentares de novo. Porque já o fizeste uma vez!
Falhar é uma oportunidade de aprendizagem
Falhar é bom. A sério! Na realidade, não existe falha. Só existe a descoberta de caminhos que não funcionam. Quanto tentas, vais obter respostas e descobrir o que dá resultado e o que não dá. Podes analisar o que aconteceu, fazer o que for preciso para não cometer o mesmo erro e escolher outro caminho! E às vezes esse novo caminho traz-te novas oportunidades e uma vida ainda melhor do que aquela que tinhas imaginado. Mas nunca saberás, se não tentares.
Tentar é a única forma de obter sucesso
Sabes que é verdade. A única forma de obteres os teus objetivos, os teus sonhos é se tentares. Se não fizeres nada, já sabes o que é o resultado… Porque, na realidade, se não tentares, já falhaste com o teu objetivo.
“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação, mas se não fizer nada, não existirão resultados” – Gandhi
Agora já sabes a minha opinião. Eu acho que só estarás realmente a falhar quando nem sequer estás a tentar. Mas não me interpretes mal. Quando te incentivo a avançar, não é de qualquer maneira. Não é para te atirares a um precipício sem sequer usares uma corda de segurança. Quero que venças o teu medo ao antecipar possíveis falhas e ao teres um plano. Para isso, recomendo-te que faças um exercício.
EXERCÍCIO PRÁTICO PARA LIDARES COM O MEDO
Vou deixar-te um exercício prático para te ajudar a reduzir o medo. Tem 3 partes e deves cumprir todas elas. Recomendo que faças este exercício por escrito.
Parte 1 – Pensar em tudo o que pode acontecer
- Faz uma lista de tudo o que possa correr mal se fores atrás do teu objetivo. Procura ser o mais exaustiva e precisa possível.
- Para cada uma das coisas que listaste, identifica o que podes fazer para prevenir que isso aconteça.
- Para cada uma das coisas que listaste, identifica o que podes fazer para corrigir a situação, caso se verifique.
Parte 2 – Imagina o teu futuro se não entrares em ação
Agora quero que imagines o teu futuro e como a tua vida vai ser no caso de não entrares em ação e de não implementares a mudança que desejas porque não ultrapassaste este medo: daqui a 6 meses; daqui a 1 ano; daqui a 3 anos.
Parte 3 – Imagina (e visualiza) o teu futuro se tudo correr bem
Na última parte deste exercício vais imaginar e visualizar (até podes fazer um desenho, se quiseres) tudo o que pode correr bem e o que podes ganhar se as coisas correrem como desejas.
Quando terminares este exercício, até podes descobrir que aquilo de que tinhas medo não é assim tão mau… Talvez as consequências não sejam assim tão ruins, mesmo que falhes. Por outro lado, tens um plano! Sabes o que podes fazer para prevenir a falha, mas também sabes como reagir se a mesma acontecer (tens um plano B). Isto vai dar-te mais confiança para avançares.
Também será útil para confrontares como será a tua vida se não tomares ação e o que podes estar a perder.
Este é um exercício muito poderoso, não deixes de o fazer!
MESMO COM MEDO, ENTRA EM AÇÃO
Todos nós temos medo de falhar. Temos medo de arriscar e fazer o que é necessário para conquistarmos a vida que desejamos e, no final, não conseguirmos.
No meu trabalho como coach já ajudei pessoas a mudarem o seu paradigma e forma de pensar. Por isso posso dizer-te que foi só quando perceberam que o medo nunca iria desaparecer e que é preciso avançar, mesmo com medo, que as coisas começaram a mudar nas suas vidas.
Por isso, avança. Avança com um plano, mas entra em ação e mantém o teu foco, isso fará com que não desistas, mesmo que no caminho até possas falhar.
Peço-te ainda que consideres o seguinte: não tenhas uma mentalidade rígida, os planos não são fixos e podem mudar a qualquer hora; todas as tentativas trazem aprendizagem; pede ajuda sempre que necessário; recorda-te sempre porque é importante o teu sonho; se falhares, dá-te tempo para recuperar e recomeça de novo.
A vida é como uma viagem. Há sempre vários caminhos para chegarmos ao nosso destino, várias estradas que podemos tomar. Só temos de descobrir qual é o caminho certo. E só descobrirás, se tentares.
Um beijo,
Sílvia Figueira