Estamos, novamente, no final de mais um ano. Não sei quanto a ti, mas tenho a sensação de que o tempo passa cada vez mais depressa!
Provavelmente já começaste a fazer o balanço de 2021 e a pensar no que gostarias que acontecesse em 2022, certo?
Mas sabias que estamos a atravessar uma fase energética que pede que largues aquilo que já não te serve?
Assim sendo, tenho uma sugestão para ti. Principalmente se um dos teus objetivos for o desenvolvimento pessoal.
Hoje, em vez de fazeres listas de desejos e intenções para o novo ano, escolhe largar antigos padrões de comportamento que não te ajudam.
Se já conheces o Eneagrama, sabes que o teu tipo de personalidade adota determinados comportamentos que se repetem constantemente.
De uma certa forma, agarras-te a eles porque acreditas que te protegem e dão-te conforto. A verdade é que esses padrões impedem o teu crescimento e afastam-te da tua Essência.
Estares demasiado preso na tua personalidade vai impedir-te de ires para o caminho mais elevado que está a ser pedido a todos nós.
Em baixo podes consultar, para cada tipo de personalidade, um padrão que deves largar e qual a escolha a fazer, em alternativa.
Espero que gostes e desejo sinceramente que tenhas um 2022 de desenvolvimento, repleto de amor e harmonia. Que sejas muito feliz!
Se ainda não sabes qual é o teu tipo de personalidade podes fazer o teste de eneagrama aqui.
PADRÕES A LARGAR PARA CADA TIPO DE PERSONALIDADE
TIPO 1 – Perfecionista
O que largar: a crítica em exagero.
A nova escolha: ser mais paciente contigo e com os outros.
O Tipo 1, na procura de aperfeiçoar tudo (o mundo, os outros, a si mesmo) pode cair na crítica exagerada. Torna-se impaciente com os seus erros e os dos outros.
Reconhece que, se fores mais paciente, os teus relacionamentos serão mais fáceis. Vais ainda descobrir que ganhas serenidade quando aceitas que tudo (e os outros) têm o seu ritmo e o seu tempo.
TIPO 2 – Prestativo
O que largar: o hábito de apenas dar aos outros.
A nova escolha: aceitar receber.
O Tipo 2 está sempre a querer ajudar os outros, esquecendo-se muitas vezes de si. Tem ainda o hábito de pensar que não precisa da ajuda de ninguém.
Reconhece que, para teres a conexão com o outro que procuras, deves aprender a receber. Isso vai criar relações mais equilibradas.
Tipo 3 – Motivador
O que largar: querer corresponder a expectativas.
A nova escolha: mostrar quem és, de verdade
O Tipo 3 valoriza a imagem que os outros têm de si. Esta busca pela admiração pode afastá-lo de quem realmente é, para corresponder às expectativas.
Reconhece que mais importante que o sucesso e as tuas realizações, é seres tu próprio. Se o fizeres, perceberás que te tornas numa inspiração para os outros.
Tipo 4 – Romântico
O que largar: estares sempre a comparar-te.
A nova escolha: reconhecer o teu próprio valor.
O Tipo 4 está constantemente a comparar-se com os outros e, na maior parte das vezes, acredita que perde nessa comparação. Tudo isto impacta de forma negativa a forma como se vê, achando-se inferior.
Reconhece o teu próprio valor, porque tens talentos únicos e muito para oferecer ao mundo. As outras pessoas dizem-te isso constantemente, acredita mais em ti.
Tipo 5 – Observador
O que largar: o foco excessivo no conhecimento.
A nova escolha: partilhar mais o que sentes.
O Tipo 5 refugia-se no conhecimento e acredita que precisa de toda a informação, para conseguir lidar com um mundo que considera invasivo.
Reconhece que tudo isto é uma fuga. O que estás a tentar fazer é evitar partilhar os sentimentos, porque isso te assusta imenso. Mas, se o fizeres (com algumas pessoas escolhidas), verás que não é assim tão mau e fortaleces relações.
Tipo 6 – Precavido
O que largar: pedir sempre a opinião de outros.
A nova escolha: confiar na tua verdade interior.
O Tipo 6, para acalmar a sua ansiedade, muitas vezes precisa de pedir a opinião dos outros (pessoas que são importantes para si), como forma de validar a sua decisão.
Reconhece que, na maior parte das vezes, sabes intuitivamente qual é a solução ou decisão certa. Confia mais em ti e acredita que, independentemente do resultado, tudo acabará bem (porque tu consegues lidar com tudo).
Tipo 7 – Entusiasta
O que largar: estar sempre à procura da próxima aventura.
A nova escolha: apreciar o momento presente.
O Tipo 7 está sempre focado no futuro. Procura constantemente a novidade, a excitação de uma aventura (pessoas, projetos, ocupações…), com receio de perder algo melhor.
Reconhece tudo o que tens que é bom e acredita que não é preciso “algo mais” para seres feliz. Descobre como estar mais no momento presente, sem achares que isso é aborrecido.
Tipo 8 – Controlador
O que largar: estar sempre a avançar, em ação.
A nova escolha: criar espaço para parar e recuperar energia.
O Tipo 8 é uma pessoa de ação e raramente para. Sempre num ritmo elevado, muitas vezes leva tudo e todos atrás, porque para ele é importante concretizar.
Reconhece que também precisas de parar, respirar e recuperar a energia. É importante para ti e para quem te rodeia.
Tipo 9 – Pacifista
O que largar: o hábito de “deixar andar”.
A nova escolha: fazer das tuas necessidades, uma prioridade.
O Tipo 9 entra facilmente em procrastinação, principalmente quando o assunto é algo importante para ele. Com receio de perder a harmonia, coloca todos à sua frente.
Reconhece que, para teres harmonia na tua vida, tu também tens de ser importante. Dá prioridade às tuas necessidades e aos teus sonhos e projetos.
Um beijo,
Sílvia Figueira
Leave a Comment