O Eneagrama mapeia a personalidade humana em nove tipos diferentes, cada um com as suas motivações base. Descobre os nove eneatipos e a sua respetiva forma de pensar, sentir e agir.

FUNDAMENTOS DO ENEAGRAMA

Antes de te dar a conhecer os 9 tipos de personalidade, é importante que conheças os fundamentos centrais do Eneagrama:

  • Tu tens uma personalidade, mas não és uma personalidade;
  • Não és escrava da forma como sempre ages e pensas;
  • Cada pessoa possui um dos nove eneatipos como seu tipo predominante de personalidade;
  • O teu tipo nunca muda ao longo da tua vida, mas tu mudas;
  • Nenhum tipo é melhor do que o outro;
  • A tua personalidade defende-te e protege-te. Mas também pode causar-te sofrimento porque distancia-te da tua verdadeira essência.

Agora já sabes que o Eneagrama não pretende fechar-te numa caixa, mas sim ajudar-te a sair dela. O principal objetivo do Eneagrama é dar-te um mapa para o teu crescimento.

Sendo assim, chegou o momento de te descrever sucintamente cada um dos 9 eneatipos, para que eventualmente possas identificar o teu e entender como podes obter o teu crescimento pessoal.

TIPO 1 – O PERFECIONISTA

Motivação base: O Tipo 1 acha que, para ser amado, respeitado e aceite (por si próprio e pelos outros), tem de ser perfeito. Ele procura fazer tudo de forma exímia e perfeita, para não ser alvo da crítica dos outros.

Foco de atenção: no erro. Tem uma grande atenção ao detalhe e facilidade em detetar qualquer erro. Ganha tranquilidade no rigor e disciplina dos processos e irrita-se facilmente com o desleixe dos outros. Aliás, esta irritação é constante, não só com os outros, mas também com ele próprio porque tem um critico interno muito forte.

Desafio: calar suas críticas internas e desenvolver a autoaceitação; ser mais flexível e diminuir a sua visão dualista das coisas (de certo/errado, correto/incorreto). Pode liderar pela integridade e pelo bom senso OU sucumbir ao perfecionismo e ao ressentimento.

Talentos: comprometimento, determinação, responsabilidade, disciplina, integridade, esforço.

Pontos fracos: foco exagerado no erro, exigência exagerada, inflexibilidade, rigidez, ressentimento, intolerância com os outros.

TIPO 2 – O PRESTATIVO

Motivação base: O Tipo 2 acha que, para ser amado, respeitado e aceite (por si próprio e pelos outros), tem de ser útil e prestável. Procura uma conexão emocional, uma ligação próxima com as pessoas. Está sempre disponível para ajudar e tem muita dificuldade em dizer que não. Acha que todos dependem de si e que a sua ajuda é indispensável.

Foco de atenção: nas necessidades dos outros. Tem uma grande intuição emocional e percebe facilmente quando as pessoas que considera especiais precisam da sua ajuda. Está sempre disponível para ajudar, às vezes esquecendo-se de si próprio.

Desafios: receber e dar apoio apropriado; tomar decisões com liberdade. Pode brilhar pela generosidade OU ver-se obrigado a lutar contra a adulação e a possessividade.

Talentos: empatia, carisma, voluntarismo, envolvência, atenção aos outros, habilidade nas relações.

Pontos fracos: orgulho, excesso de influência nos outros, intempestividade, ira pela ausência de reconhecimento, excesso de apoio que dá

TIPO 3 – O MOTIVADOR

Motivação base: O Tipo 3 acha que, para ser amado, respeitado e aceite (por si próprio e pelos outros), tem de ter sucesso. Preocupa-se com a projeção de uma imagem de concretização e de resultados.

Foco de atenção: no sucesso, reconhecimento e autopromoção. Procura a validação por parte das outras pessoas. Foca-se nos objetivos, é muito orientado para metas e procura rapidez na concretização de resultados. Tem uma forte necessidade de competitividade e quer ser indispensável.

Desafios: construir a confiança: reconhecer o seu valor pelo que é e não pelo que faz. Pode tornar-se um inspirador exemplo de excelência e autenticidade OU buscar o sucesso e o status a qualquer custo.

Talentos: dedicado, eficiente, orientado para objetivos, bom negociador, otimista, confiante.

Pontos fracos:  excessivamente competitivo, dissimulado, impaciente, autocentrado, calculista, manipulador, workaholic, convencido.

TIPO 4 – O ROMÂNTICO

Motivação base: O Tipo 4 acha que, para ser amado, respeitado e aceite (por si próprio e pelos outros), tem de ser especial e único. Escolhe viver intensamente as emoções e procura viver de forma sonhadora, autêntica e idealista.

Foco de atenção: naquilo que está em falta (emoções, não bens). Procura singularidade e autenticidade, quer ser diferente. Contacta profundamente com as emoções, quer positivas quer negativas. Acha sempre que algo está em falta, o que decorre da comparação entre o seu mundo e o mundo que idealizou. Este fenómeno de comparação traz muitas desilusões e pode provocar uma perceção de diminuição do seu próprio valor.

Desafios: apreciar o que está presente e manter uma liderança firme, apesar da alternância de sentimentos. Pode ser um modelo de criatividade e intuição OU cair na irritabilidade e na afetação.

Talentos: artístico, criativo, envolvido, intenso, expressivo, emotivo, incentivador, idealista.

Pontos fracos: instabilidade, pouca flexibilidade em relação a ideais, queixoso, pouco objetivo, moralista, dramático, compara-se demasiado.

TIPO 5 – O OBSERVADOR

Motivação base: O Tipo 5 acha que, para ser amado, respeitado e aceite (por si próprio e pelos outros), tem de ter todo o conhecimento, toda a informação. Dá muita importância ao tempo e à energia que acha que tem disponíveis. Procura uma análise detalhada da informação, o que cria afastamento emocional dos outros.

Foco de atenção: na escassez do mundo; evitar desperdício de tempo e de energia. Considera o mundo invasivo, o excesso de proximidade das outras pessoas incomoda-o e prefere ficar na observação distante. Apresenta um não-verbal fechado, mostrando pouca disponibilidade para a interação. Os outros consideram isso como afastamento, mas para ele é uma oportunidade de recarregar a sua energia. Procura a informação como forma de autossuficiência e tem uma fixação pelo conhecimento. Sente prazer em estar só.

Desafios: sustentar a conexão com as pessoas e manter-se envolvido com a vida. Pode demonstrar inventividade e intelecto visionário OU tornar-se cada vez mais isolado e excêntrico.

Talentos: lógica, análise, critérios, calma nas crises, objetivo, ponderado, simplicidade, perspicaz, culto.

Pontos fracos: distanciamento, frieza, apatia, isolamento físico e emocional, pouca sensibilidade emocional, calculismo, arrogante.

TIPO 6 – O PRECAVIDO

Motivação base: O Tipo 6 acha que, para ser amado, respeitado e aceite (por si próprio e pelos outros), tem de ser precavido. O mundo é percecionado como tendo riscos e ele quer desenvolver mecanismos para antecipar e compreender tudo o que está à sua volta.

Foco de atenção: nos riscos e perigos. Preocupação em antecipar os vários cenários, para eliminar a sua ansiedade (que ele próprio não reconhece). Tenta precaver tudo o que pode correr mal e procura soluções, o que lhe dá uma maior sensação de segurança. Preocupa-se com a autoridade, pois para ele é muito importante poder respeitá-la. Necessita de poder confiar nos outros e por isso testa-os com frequência.

Desafios: construir a confiança e seguir adiante, apesar da dúvida e da incerteza. Pode ser um exemplo de coragem e lealdade OU ter de lutar contra a ansiedade e a rebeldia.

Talentos: lógica, gregários, lealdade, antecipação, compromisso, cooperação, organização.

Pontos fracos: crítica, fogem do risco, insegurança, desconfiança, legalismo, testar os outros, foco nos cenários negativos.

TIPO 7 – O ENTUSIASTA

Motivação base: O Tipo 7 acha que, para ser amado, respeitado e aceite (por si próprio e pelos outros), tem de ser entusiasta e feliz. Não quer contactar com a dor e a privação, embora isso seja impossível durante uma vida. Evita a dor a todo o custo e a falta de opções.

Foco de atenção: no lado positivo da vida. Opta sempre pelo otimismo, ou seja, por ver o lado positivo das situações. Ao evitar o contacto com a dor, perde a oportunidade de aprendizagem e crescimento que a mesma pode trazer. Foge da falta de liberdade de escolha pois tem necessidade de múltiplas opções, perdendo muitas vezes o foco. É muito criativo e tem uma grande capacidade de conectar ideias.

Desafios: manter compromissos e vínculos e reconhecer a dor e as limitações. Pode ser um indivíduo entusiasta e realizado OU deixar-se deter pela impaciência e impulsividade.

Talentos: otimismo, bom humor, espontaneidade, inovação, entusiasmo, curiosidade, criatividade.

Pontos fracos: dispersão, sem foco, anti rotina, impulsividade, rebeldia, argumentação, evita situações dolorosas.

TIPO 8 – O CONTROLADOR

Motivação base: O Tipo 8 acha que, para ser amado, respeitado e aceite (por si próprio e pelos outros), tem de ter força e controlo. Esta necessidade reflete-se quer na sua vida pessoal, quer profissional.

Foco de atenção: na força e no poder; controlo sobre si e sobre os outros. Tem uma sensibilidade em compreender injustiças e sente o impulso de proteger os mais fracos. Nega a sua vulnerabilidade e considera que a sua força é a sua proteção. Preocupa-se muito com a forma como os outros percecionam a verdade e não foge do confronto de ideias. Tem uma visão muito dualista, acha que as pessoas estão consigo ou contra si, sendo pouco flexível. Necessita de controlo, o que o torna pouco disponível para ouvir as outras pessoas. É muito assertivo e frontal, porque a preocupação pela justiça lhe dá uma sensação de certeza. Foca-se muito na concretização e move-se para a ação.

Desafios: aplicar poder e controle de forma proporcional às situações. Pode ser um líder forte e magnânimo OU controlar e intimidar as pessoas

Talentos: realização, autoconfiança, frontalidade, persistência, resiliência, dinamismo.

Pontos fracos: autoritarismo, insensibilidade, agressividade, impaciência, intimidação, apego à força e controlo.

TIPO 9 – O PACIFICADOR

Motivação base: O Tipo 9 acha que, para ser amado, respeitado e aceite (por si próprio e pelos outros), tem de ser harmonioso. Preocupa-se em sentir-se ligado às outras pessoas num ambiente harmonioso.

Foco de atenção: na harmonia e no consenso (acredita que isto acontece se cada um de nós ceder um pouco). Tem muita dificuldade em dizer que não, o que afeta os seus interesses e a sua agenda. Evita entrar em conflito, o que faz com que não defenda os seus pontos de vista. É muito teimoso, embora não pareça. Tem tendência para a procrastinação e adia ações ou tomadas de decisão. Dá prioridade a ambientes harmoniosos e consegue, com uma habilidade natural, envolver e unir as partes opostas.

Desafios: traçar prioridades e limites, além de expressar suas próprias visões. Pode aglutinar as pessoas e sanar conflitos OU ver-se preso na passividade e na teimosia.

Talentos: afabilidade, compreensão, paciência, calma, carisma, mediação, diplomacia.

Pontos fracos: apatia, teimosia, indecisão, procrastinação, dificuldade em dizer não, passivo-agressivo quando pressionado

FAZ O TESTE DE ENEAGRAMA

Espero que nunca te esqueças que o Eneagrama não te dá um diagnóstico definitivo. Não é uma ferramenta para te dizer quem és ou não és, mas sim um ponto de partida para o teu autoconhecimento.

Usa o Eneagrama para compreenderes as motivações que estão por trás dos teus comportamentos e como uma bússola para guiar os próximos passos da tua viagem de desenvolvimento.

Identificares o teu tipo de personalidade dá-te o autoconhecimento que necessitas para iniciares essa jornada e é apenas a primeira etapa. Se ainda não sabes qual é o teu eneatipo, faz agora o teste de eneagrama e descobre. Começa já a desenvolver o teu potencial para que consigas transformar em realidade os teus sonhos mais ousados.

Um beijo,

Sílvia Figueira